•  

    Ingredientes 

    300 gr de farinha de trigo (sem fermento)

    7 gr de sal 

    170 ml de água 

    250 gr de manteiga  seca 

    Preparação

    Misture a farinha, o sal, a água e bata bem até formar uma massa homogênea. Coloque a massa numa tigela, faça uma cruz e deixe descansar mínimo 30 minutos na geladeira/frigorífico. 

    Coloque a manteiga em barra no centro da folha do papel vegetal/papel manteiga. Coloque uma outra folha de papel por cima desta manteiga. Com a ajuda de um rolo, bata a manteiga para ajudar a achatá-la. Em seguida, dobre as folhas de papel vegetal para formar um quadrado em torno da manteiga. Abra a manteiga com a ajuda do rolo para ter um um lindo quadrado de manteiga, tendo cuidado para que tenha a mesma espessura. Reserve e deixe no frigorífico/geladeira. 

    Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Faça no formato retangular. O tamanho deverá ser duas vezes o tamanho da superfície da manteiga (que já abrimos e ela está quadrada).
    Coloque agora a "manteiga em quadrado" em uma das extremidades. Envelope a manteiga, ou seja, basta dobrar a massa que sobrou por cima da manteiga (veja foto). Não hesite em pressionar as bordas da massa para que fique do mesmo tamanho que a manteiga. 

    Bata suavemente sua massa com o rolo para que a manteiga fique bem colada. Gire a massa 90 ° e abra-a no comprimento (cerca de 50 cm). 

    Retire o excesso de farinha em sua massa.
    Desse retângulo, vamos agora dobrá-lo em 3 camadas iguais. Pegue uma parte do seu retângulo e dobre-o cerca de 1/3 sobre a massa. Em seguida, dobre o restante da massa. Tudo deve ser alinhado para fazer 3 camadas uniformes. 

    3 camadas de massa: este é um truque simples. É necessário que, no máximo, os ângulos da massa sejam encontrados e que não haja vazio, tudo deve ser muito uniforme 

    Bata a massa com o rolo e gire-a 90 °. As 3 camadas devem estar visíveis e em frente a você.
    Abra-a, e dobre-a novamente fazendo as 3 camadas. Enrole agora a massa no papel filme plástico. Coloque na geladeira por 30 minutos (não mais, nem menos). 

    Passado esse tempo, retire a massa e coloque as camadas visíveis voltadas para você. Sele as bordas pressionando com o rolo nas camadas visíveis. Abra a massa, sempre formando um retângulo o mais regular possível. Dobre-a novamente em 3 camadas. Deixe sempre bem uniforme. 

    Abra a massa. Mas agora vamos dobrar deixando 4 camadas. Pegue uma extremidade e dobre até o centro. Faça o mesmo com a outra extremidade. Agora dobre, ou seja, coloque uma por cima da outra. Chamamos essa técnica de carteira. Com o rolo, bata novamente a massa, gire 90 ° e repita essa etapa (abra e dobre em 4 camadas).
    Embale novamente a massa no papel plástico e refrigere por 30 minutos. 

    Passado esse tempo, tire a massa do frigorífico/geladeira, e faça novamente as 3 camadas (ou seja, abra a massa e dobre deixando em 3 camadas. Não esqueça que as camadas devem estar visíveis em sua direção. Lembre-se sempre de remover o excesso de farinha antes de dobrar a massa. 

    Embale novamente sua massa folhada e refrigere-a até o momento de sua utilização.

    Não deixe jamais sua massa em uma tigela redonda, pois isso eliminará o efeito das diferentes camadas de manteiga que formam a massa.

    Sua massa folhada está pronta! 


    votre commentaire
  • Ingredientes

    • 100 gr de bacon aos cubos
    • 200 gr de fiambre aos cubos
    • 200 gr de cogumelos frescos laminados
    • 150 ml de natas
    • 1 colher de sopa de margarina
    • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
    • 3 ovos
    • 1 colher de sopa de salsa picada
    • 1 colher de sopa de óleo
    • sal

    Preparação

    • Coza o esparguete numa panela com sal e óleo. Quando estiver cozido, escorra-­o.
    • Numa frigideira salteie o bacon com a margarina. Deixe derreter bem a gordura do bacon. Junte os cogumelos e deixe cozinhar uns minutos até que seque a água libertada pelos cogumelos. Adicione o fiambre e retire do lume.
    • Bata os ovos juntamente com as natas e tempere com sal e pimenta. Junte o esparguete à mistura de bacon, cogumelos e fiambre, envolva tudo com as natas e deixe cozinhar um pouco. Polvilhe com a salsa e o queijo ralado e sirva ainda quente.

    votre commentaire


    Suivre le flux RSS des articles de cette rubrique
    Suivre le flux RSS des commentaires de cette rubrique